Quem Somos

José Vicente Freitas

Doutor em Ciências Humanas (História e Sociedade pela UNESP – Faculdade de Ciências e Letras de Assis/SP). Durante o curso de doutorado, realizei estudos especializados na Universidade Nova de Lisboa (1994) e na Katholieke Universiteit Leuven (1995). Professor Associado IV na Universidade Federal de Rio Grande (FURG), vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e Informação (ICHI). Atuo no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) desta universidade desde 1998 vinculado a Linha de Pesquisa “Fundamentos da Educação Ambiental”. Na condição de Gestor Público, atuei no Ministério da Educação, tendo ocupado o cargo de Coordenador-Geral de Educação Ambiental (2011-2014). Representante do MEC na Comissão Organizadora Nacional da Conferência Rio + 20 (2011-2012). No Ministério do Meio Ambiente, exerci o cargo de Coordenador do Programa Agenda 21 Brasileira, na Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (2008-2011). Secretário-Executivo da Comissão de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21 Brasileira – CPDS (2008-2011). Atuei na execução de Acordos de Cooperação Técnica Internacional (multi e bi- lateral), envolvendo países africanos de língua portuguesa, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e os países sul-americanos alcançados pela bacia platina: Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Participei da implementação do Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata (2007-2008). Representante do Ministério do Meio Ambiente no Conselho de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon (2007-2009). Representante do Ministério do Meio Ambiente no Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos – CFDD, Ministério da Justiça (2009). Consultor ad hoc da UNESCO, PNUD e OTCA.

Felipe Nobrega

Graduação em História (FURG), mestrado em História (UFRGS) e doutorando em Educação Ambiental (CAPES/FURG). Tema de pesquisa: Fenômenos Ambientais Costeiros e Mudanças Climáticas.

Rachel Hidalgo

Graduação em Comunicação Social (UNISANTOS), licencianda em Artes Visuais (UNIP), mestrado em Educação Ambiental (CAPES/FURG) e doutoranda no mesmo programa (CNPq/FURG). Tema de pesquisa: Educomunicação Socioambiental por meio do suporte audiovisual.

Gabriel Ferreira

Graduado e Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre em Educação Ambiental -PPGEA, pela mesma universidade. Pesquisa sobre: História ambiental; movimento ambientalista; metodologia e teoria da história; mudanças climáticas; e metodologias de trabalho com fontes impressas. Participa do grupo de pesquisa Ribombo.

Ana Lúcia Ruiz Goulart

Professora. Bacharel em Direito (FURG). Mestra e Doutoranda em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Tema de Pesquisa: Participação Social; Políticas Públicas e Fundamentos da Educação Ambiental.

Rafael Simione Paiva

Graduando em História (FURG). Tema de pesquisa: A potencialidade da Educomunicação no Rap Paulista.

Guilherme Almeida

Estudante de História - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande, no atual momento estou cursando o último ano da Graduação. Minha linha de pesquisa se concentra na área da Educação.

Alisson Lucena

Historiador em formação. Fotógrafo amador. Músico fracassado.

Altemir Viana

Fotógrafo. Jornalista repórter fotográfico CRP 18517/RS. Graduado licenciatura em Artes Plásticas e discente do do 5º semestre do curso de bacharel em artes visuais pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Técnico em Meio Ambiente pelo Colégio Lemos Jr. e Tecnólogo em Gestão Ambiental pela Universidade Norte do Paraná. Membro do Comitê Diretor do Sistema de Gestão Ambiental (CD-SGA) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Agente de Gestão Ambiental (AGAs) do Instituto de Letras e Artes (ILA) da Universidade Federal do Rio Grande FURG. Integra o Ribombo - Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação e Gestão Ambiental, Mudanças Climáticas e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em áreas litorâneas do PPGEA - FURG. Coordena o NUFO- Núcleo de Fotografia Secom - FURG e os projetos CDOC-AV e Narrativas Urbanas do ILA - FURG. Interessado no estudo sobre imagens, educação, estética, meio ambiente e humanidades. Presta assessoria e oficinas em fotografia e vídeo.

Adriana Gustavo Cardoso

Professora do Magistério Superior da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos em Educação Ambiental e Contemporaneidade (GEEAC/UNIR). Tema de pesquisa: Educação Ambiental, Trabalho, Universidade e Formação de Professores.

Redes sociais


Textos de Apoio


O Ribombo organiza encontros quinzenais para discutir seus temas de pesquisa e elaborar novos projetos no campo da EA. Clique no botão para ir à página dos textos de apoio de cada reunião

Parceiros


logo furg
logo ppgea

Colunistas