Ribombo estreia série especial de podcast sobre Lyuba Duprat

Por Rafael Simione Paiva em 19 de novembro de 2020

É com muita honra que escrevo esse texto, um prazer que há um tempo eu não tinha, que é o de registrar em forma de texto escrito as realizações do grupo de pesquisa que faço parte com tanto orgulho. Desta vez, especificamente, falo de um trabalho conjunto entre o Ribombo e a historiadora Olivia Nery, que possibilitou ao grupo ajudá-la a dar voz, por assim dizer, à sua dissertação de mestrado defendida em 2015 na Universidade Federal de Pelotas – UFPel sobre uma ilustre figura da cidade do Rio Grande/RS, a Lyuba Duprat, que lecionou francês por nada menos que 75 anos.

Esse trabalho conjunto, na forma de podcasts, compõe a série especial chamada “Lyuba Duprat: Objetos e Afetos”, onde cada episódio, narrado pela própria Olivia Nery, conta um aspecto da vida dA Professora.

A história começa de sua partida ainda na infância para estudar na França, passando pelos anos que ficou por lá, inclusive permanecendo lá durante os anos iniciais da Primeira Guerra Mundial. Também, no episódio seguinte, é narrada sua volta para o Brasil e o início da prática de lecionar, que perdurou até o fim de sua vida.

A participação de ex-alunos de Lyuba nos episódios nos ajuda a traçar um caminho para entender quem foi essa figura um tanto anacrônica que desfilava pelas ruas de Rio Grande ao longo do século XX, elencando elementos que vão desde as roupas que a professora utilizava, suas unhas, colares, livros de sua casa, a cadeira em que ela sentava para ler e lecionar e, até mesmo seu espelho, onde examinava a montagem do figurino com que sairia para almoçar, por exemplo.

Ou seja, ao longo dos episódios se desenrolam análises tanto da Lyuba em sim, como indivíduo, mas também de alguns dos objetos que a cercavam e, por mais que sejam objetos, também diziam e dizem muito sobre quem foi a professor Lyuba. Estando aí, nos objetos, as imersões mais profundas, tanto na dissertação da Olivia quando nesta série de podcast, onde se encontram os “objetos e afetos” desta ilustre figura riograndina.

Ainda sobre os objetos da professora, o quinto episódio da série se dedica a enumerar e falar um pouco a respeito das instituições que guardam o legado material de Lyuba Duprat, instituições de salvaguarda como o Museu da Cidade do Rio Grande e uma sala dedicada à ela no Instituo de Letras e Artes -ILA da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Assim sendo, desejo a todos e todas que se divirtam e se emocionem também ao ouvir essa série especial do nosso podcast onde, principalmente, a Olivia Nery, o Alisson Lucena e o Felipe Nóbrega se esforçaram em conjunto para propiciar uma intensa viagem ao mundo dos sentidos, significados e costumes pitorescos da professora Lyuba Duprat, homenageada nesses emocionantes episódios.

A série estreia no dia 20 de novembro de 2020 (ou seja, amanhã) nas plataformas em que está hospedado nosso podcast, como Spotify, Anchor, Google Podcasts e Radio Public.


Escrito por: Rafael Simione Paiva

Graduando em História (FURG). Tema de pesquisa: A potencialidade da Educomunicação no Rap Paulista.

Redes sociais


Textos de Apoio


O Ribombo organiza encontros quinzenais para discutir seus temas de pesquisa e elaborar novos projetos no campo da EA. Clique no botão para ir à página dos textos de apoio de cada reunião

Parceiros


logo furg
logo ppgea

Colunistas