Por Rafael Simione Paiva em 13 de agosto de 2020
Já foram no cinema? E em cinema de calçada, já ao menos ouviram falar deles? Eu já fui em cinema, mas nunca fui em um de calçada, muito devido a onde morei por 18 anos não ter esse tipo de cinema, pelo menos não que eu saiba. Mas pelo menos já ouvi falar deles, e tenho vontade de um dia conhecê-los, quem sabe quando passarmos por essa provação que nos está sendo posta.
E é sobre eles que esse episódio de nosso podcast fala, mais especificamente sobre os de Rio Grande. Como participantes do episódio temos o Fernando Marrera, que estudou História e teve como objeto de seu TCC o desativado Cine Glória e hoje em dia é proprietário da Anhangá Filmes, uma produtora audiovisual, demonstrando que seguiu trabalhando com sua paixão mesmo após o término da universidade. Também, temos o Matheus Braga Dias, integrante do Ribombo e que teve como objeto de seu TCC o conhecido Cine Dunas, e chegou a desenvolver um documentário sobre esse que é o último cinema de calçada do estado ainda em funcionamento; inclusive ele já participou de outro episódio que era dedicado ao seu trabalho.
Juntamente com o Felipe Nóbrega, os participantes discutem sobre a importância do cinema na História, como também relatam como esse debate em torno dele se dá no contexto historiográfico, além de relatarem como se deu o processo de pesquisa, os materiais que produziram a partir delas e das preciosidades e materiais que encontraram ao longo do percurso.
Ouçam e compartilhem pelos links:
Google Podcasts:
Participantes: Felipe Nóbrega, Fernando Marrera e Matheus Braga Dias
Coordenação do projeto: José Vicente de Freitas e Felipe Nóbrega
Direção e edição: Alisson Lucena
Escrito por: Rafael Simione Paiva
Graduando em História (FURG).
Tema de pesquisa: A potencialidade da Educomunicação no Rap Paulista.