Ribombo lança a 4ª edição de seu dossiê temático

Por Ribombo em 22 de julho de 2020

Dando seguimento à realização e lançamento dos dossiês do Ribombo, tenho a honra e a felicidade de comunicar-vos que a quarta edição de nosso dossiê liderado pela Ana Lúcia está disponível para a contemplação dos senhores e das senhoras! Portanto, abaixo segue-se o texto de apresentação da edição para vocês terem um gostinho do material que foi produzido.
 
O campo das ciências humanas é marcado por uma infinidade de grandes nomes que, não somente moldaram nossa maneira de pensar e fazer ciência ao longo da história, mas que, principalmente, não importa quanto tempo date suas obras e teorias, continuam a nos inspirar em diferentes aspectos. Algumas das suas concepções, inclusive, nos estimulam a quebra de paradigmas tão enraizados do/no mundo científico e que sequer percebemos o quanto influenciam nossa maneira de ser e estar no mundo.
Por outro lado, sabemos que não é fácil compreendê-los, seja pela sua própria linguagem, seja pela forma como nos são apresentados, com excesso de rigor e formalidade acadêmica, ou seja até mesmo pela repetição de argumentos sem qualquer atrativo. Foi então pensando nesse contexto, em que nos deparamos em algum momento do nosso trilhar acadêmico, que nasceu a inspiração para esse dossiê temático.
Freire, ChulHan, Deleuze, Buber, Carvalho, Hume, Kant, Hegel, Marx, são alguns desses tantos nomes que nos provocam, nos inspiram e nos convidam à crítica e à reflexão. Claro que não pretendemos esgotar a grandiosidade do pensamento de cada um deles, apenas trouxemos pequenos diálogos individuais que estabelecemos, com o intuito de estimular a leitura, para aqueles que não os conhecem, e até mesmo para quem com eles, assim como nós, possui afinidades teóricas.
Ainda nesta edição, contamos com a participação especial da Professora de Magistério Superior e líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Contemporaneidade (GEEAC), Adriana Gustavo Cardoso, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
Assim sendo, para fins meramente de organização, os textos estão apresentados em ordem alfabética de autores e autoras.
Desejamos uma boa leitura a todos e todas e que nossos diálogos possam trazer inspiração e encontro!
 
Acesse o dossiê clicando aqui.

Escrito por: Ribombo

Ribombo é o nome dado a um novo grupo de pesquisa e estudos criado em 2018 e resulta do envolvimento com investigações, atividades de ensino, extensão e de gestão em políticas públicas em educação ambiental ao longo das últimas duas décadas. Como perspectiva, busca estudar os fundamentos da EA, bem como a educação ambiental articulada ao tema das mudanças ambientais globais, fenômeno que traspassa a experiência civilizatória contemporânea, e a questão dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Utiliza o blog como uma das suas estratégias de comunicação e intercâmbio, buscando publicizar a produção acadêmica, disseminar informações e socializar fontes de pesquisa e a produção de material audiovisual.

Redes sociais


Textos de Apoio


O Ribombo organiza encontros quinzenais para discutir seus temas de pesquisa e elaborar novos projetos no campo da EA. Clique no botão para ir à página dos textos de apoio de cada reunião

Parceiros


logo furg
logo ppgea

Colunistas