Chamada para a submissão de trabalhos para o Dossiê da Ambiente e Educação

Por Ribombo em 27 de julho de 2020

Ei, você! Pesquisador/a e professor/a que tenha no mínimo a titulação de mestre (às vezes do terror psicológico e da perseguição aos alunos) que curte estudar Educação Ambiental e afins, que seja público externo da FURG e que está ávido/a por escrever trabalhos pra publicações na esperança dele ser aceito e servir de aporte documental que ajudará a nós, meros graduandos ao longo de nossas pesquisas, pós publicação (estou tentando ser carinhoso, como me pediram), temos uma ótima oportunidade para lhe oferecer.

A Revista Ambiente e Educação, do Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) está com chamada aberta para a submissão de trabalhos, e quem quiser participar dessa edição do dossiê, terá até o dia 19 de outubro de 2020 pra enviar os trabalhos.

Especialmente essa edição do dossiê da Ambiente e Educação, somos nós do Ribombo quem estamos organizando, e ela tem o seguinte tema: “Fenômenos Ambientais Costeiros em tempos de Mudanças Ambientais Globais”, portanto, um tema que abarca uma série de problemáticas bem legais de serem trabalhadas.

E pra ficar melhor ainda, abaixo seguem as especificações que os trabalhos enviados deverão apresentar:

A) Artigos:
 
  • Os artigos científicos submetidos deverão obedecer o seguinte formato: fonte Arial 12; espaçamento entre linhas de 1,5 cm, e recuo da primeira linha de 1,25cm; Alinhamento de 3 cm margem superior e direita; 2,5 cm para margem inferior e esquerda; título principal fonte Arial 12 em negrito caixa alta; subtítulos devem estar em fonte Arial 12 negrito.
  • O uso das citações diretas e indiretas devem seguir as normas da ABNT. E o artigo deve conter no mínimo 20 laudas e no máximo 30 laudas com as referências.
  • O artigo deverá vir acompanhado de um resumo em português e outro em inglês com título, contendo no máximo dez linhas e quatro a cinco palavras-chave.
 
B) Relatos de Experiência:
 
  • Os relatos de experiência devem estar adequados ao tema proposto no presente Dossiê, ou tangenciar práticas educativas ligadas à Educação Ambiental em áreas costeiras, contemplando projetos de extensão/ensino/pesquisa.
  • Poderão ser submetidos relatos de experiências de 10 a 15 páginas, incluindo a bibliografia.
  • O trabalho deverá ser apresentado em formato eletrônico (doc. docx), configurando a página para o tamanho de papel A4, com orientação retrato, margem superior e esquerda igual a 3 cm, inferior e direita igual a 2 cm. Deverá ser utilizada a fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 em todo o texto, parágrafo de 1,25 cm, alinhamento justificado, à exceção do título.
  • O título do relato de experiência deverá ser apresentado em português e em idioma estrangeiro. Deverá ser centralizado, escrito em letras maiúsculas, em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 14. Se houver subtítulo, o mesmo deverá estar em letras minúsculas.
  • A identificação do (a)(s) autor (a)(as)(es) do texto deverá estar abaixo do título e ser seguida de nota de rodapé, com titulação, curso, unidade e endereço eletrônico de cada autor.
  • O uso das citações diretas e indiretas, se houverem, deverão seguir as normas da ABNT, assim como as imagens, tabelas e gráficos. 
  • As notas de rodapé, quando existirem, deverão ser numeradas automaticamente em algarismos arábicos em ordem crescente.
  • As referências bibliográficas citadas no interior do texto, bem como as apresentadas ao final do artigo, deverão também obedecer à normatização da ABNT.
 
C) Entrevistas:
 
  • As entrevistas, de até 10 páginas, deverão ser inéditas, dando destaque a importantes expoentes e debates relativos ao tema proposto no presente Dossiê, incluindo notas e referências.
  • O trabalho deve ser apresentado em formato eletrônico (doc. docx.), configurando a página para o tamanho de papel A4, com orientação retrato, margem superior e esquerda igual a 3 cm, inferior e direita igual a 2 cm.
  • Deverá ser utilizada a fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 em todo o texto, parágrafo de 1,25 cm, alinhamento justificado, à exceção do título.
  • O título da entrevista deverá ser apresentado em português e em idioma estrangeiro. Deverá ser centralizado, escrito em letras maiúsculas, em negrito, fonte Arial, tamanho 14. Se houver subtítulo, o mesmo deverá estar em letras minúsculas.
  • A identificação do (a)(s) autor (a) (as) (es) do texto deverá estar abaixo do título e ser seguida de nota de rodapé, com titulação, curso, unidade e endereço eletrônico de cada autor.
  • Deverá ser enviado à comissão do presente Dossiê a autorização da entrevista demonstrando comum acordo para publicação da mesma por parte do entrevistado.
 
D) Trabalhos Fotográficos:
 
  • Poderão ser submetidas sessões de trabalhos fotográficos relativas ao tema do Dossiê, com até 5 fotos, com resolução mínima de 300 dpi. Cada fotografia deverá ser disposta em página A4, margem superior e esquerda igual a 3 cm, inferior e direita igual a 2 cm.
  • Deverá ser elaborado um resumo científico de até 15 linhas em fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples, seguido pelas palavras-chave (no mínimo três e no máximo cinco) para indexação, com alinhamento justificado, separadas por ponto, seguidas de inicial maiúscula.
  • Serão publicadas apenas duas sessões de trabalhos fotográficos nesta edição.
 
Para mais algumas informações, acessem a página da Ambiente e Educação clicando aqui e, caso necessário, para mais informações sobre a submissão de trabalhos, clique aqui.
 
Por fim, rogo à vocês, deem uma moral pra gente, estamos no meio de uma pandemia, “quarentenados”, dispostos a usar o tempo reservado à não fazer nada pra poder se dedicar na organização desse dossiê (hehe), portanto, é importante pra gente que haja uma participação boa, pra todo esse trabalho valer a pena.
 
É isso, paz a todos/as e fiquem bem!

Escrito por: Ribombo

Ribombo é o nome dado a um novo grupo de pesquisa e estudos criado em 2018 e resulta do envolvimento com investigações, atividades de ensino, extensão e de gestão em políticas públicas em educação ambiental ao longo das últimas duas décadas. Como perspectiva, busca estudar os fundamentos da EA, bem como a educação ambiental articulada ao tema das mudanças ambientais globais, fenômeno que traspassa a experiência civilizatória contemporânea, e a questão dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Utiliza o blog como uma das suas estratégias de comunicação e intercâmbio, buscando publicizar a produção acadêmica, disseminar informações e socializar fontes de pesquisa e a produção de material audiovisual.

Redes sociais


Textos de Apoio


O Ribombo organiza encontros quinzenais para discutir seus temas de pesquisa e elaborar novos projetos no campo da EA. Clique no botão para ir à página dos textos de apoio de cada reunião

Parceiros


logo furg
logo ppgea

Colunistas