#PodcastRibombo reflete sobre História Ambiental e pandemias

Por Ribombo em 8 de abril de 2020

Um episódio muito especial, tanto pelo tema quanto pelas participações! Para tratar do tema do episódio de hoje, a alta cúpula do Ribombo (estou puxando o saco mesmo) foi reunida. E que tema seria esse? Trata-se de um movimento ocorrido aqui na cidade de Rio Grande, no sul do Rio Grande do Sul, movimento esse de nome “Fora Celulose” (ou seria Celulose Não?), que por sua vez, é o assunto discutido na dissertação do Gabriel Ferreira, velho conhecido de quem nos acompanha pelas plataformas digitais.

Juntamente dele, estão o Felipe Nobrega, a queridíssima Rachel Hidalgo e o Allan Pereira, estando assim formado o Quarteto Fantástico do Ribombo. E tendo já defendido sua dissertação, o Gabriel nos fala um pouco sobre sua trajetória na pesquisa e a posterior realização do trabalho, claro, como é uma etapa já terminada, o professor Gabriel sentiu-se bem a vontade para nos contar os detalhes do seu trabalho.

Inclusive, não posso deixar de mencionar um importante acontecimento, pela primeira vez na história do nosso podcast, nosso prezado orientador, o professor José Vicente de Freitas faz uma participação por áudio, onde ele nos dá um panorama e também cita alguns exemplos ocorridos aqui no Brasil de eventos ambientais extremos. Afinal, pra quê serve a conhecida Educação Ambiental? Qual a importância dos educadores ambientais num momento em que uma pandemia está assombrando todo o mundo? E qual seria o papel dos pesquisadores das Ciências Humanas e Sociais frente à uma grande falha na comunicação com as massas em se tratando dos efeitos dessa pandemia? O que podemos aprender com outras pandemias já ocorrida em outros momentos na História?

Essas e outras perguntas serão respondidas nesse episódio e, de bônus para vocês, os participantes ainda fazem uma análise acerca dos recentes discursos e atitudes de nosso presidente sobre a crise do novo Coronavírus, e também dão dicas de como ele poderia agir para parecer que ao menos vive na mesma realidade que a gente. 

Ouçam e compartilhem pelos links:

Spotifyhttps://open.spotify.com/episode/1q2S9ezU2c0OXBthvXMuQc?si=wOQ9TrpQR96DByLBTn7xmA

Anchorhttps://anchor.fm/ribombo/episodes/S02E05—Histria-Ambiental-e-pandemias-echn07

Google Podcasts:
https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9jZWY0M2ZjL3BvZGNhc3QvcnNz

Radio Publichttps://radiopublic.com/ribombo-6vr0kX/s1!6619f

E também na página da Furghttps://salapodcast.furg.br/podcast/ribombo

Participantes: Allan Pereira, Felipe Nobrega, Gabriel Ferreira, José Vicente de Freitas e Rachel Hidalgo
Coordenação do projeto: José Vicente de Freitas e Felipe Nobrega
Direção e edição: Alisson Lucena

Escrito por: Ribombo

Ribombo é o nome dado a um novo grupo de pesquisa e estudos criado em 2018 e resulta do envolvimento com investigações, atividades de ensino, extensão e de gestão em políticas públicas em educação ambiental ao longo das últimas duas décadas. Como perspectiva, busca estudar os fundamentos da EA, bem como a educação ambiental articulada ao tema das mudanças ambientais globais, fenômeno que traspassa a experiência civilizatória contemporânea, e a questão dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Utiliza o blog como uma das suas estratégias de comunicação e intercâmbio, buscando publicizar a produção acadêmica, disseminar informações e socializar fontes de pesquisa e a produção de material audiovisual.

Redes sociais


Textos de Apoio


O Ribombo organiza encontros quinzenais para discutir seus temas de pesquisa e elaborar novos projetos no campo da EA. Clique no botão para ir à página dos textos de apoio de cada reunião

Parceiros


logo furg
logo ppgea

Colunistas