A memória socioambiental na narrativa fílmica

Por Rachel Hidalgo em 3 de janeiro de 2020

A memória socioambiental na narrativa fílmica: exercício de leitura interpretativa para a Educomunicação Socioambiental

Trabalho publicado na Revista Sergipana de Educação Ambiental / REVISEA / São Cristovão, Sergipe / v.7, n.º2 / 2019.
 
Este trabalho apresenta resultado parcial de dissertação de mestrado do campo da Educação Ambiental, localizando-se, em uma interface entre áreas: a EA e a Educomunicação, assim, com intenção de promover possível reflexão epistemológica de temática socioambiental Educomunicação Socioambiental. Para isso, utiliza-se de referencial teórico-metodológico da área de Cinema, atribuindo sentidos às apropriações socioambientais comunicadas em produção audiovisual, en curta metragem do gênero documentário, com o objetivo de criar relação interpretativa com a narrativa fílmica, destacando a potencialidade do suporte para a área científica e concluindo que tais subsídios podem ser forjados relevantes documentos socioambientais para as sociedades.
 
Palavras-chave: Cinema Documentário; Educação Ambiental; Educomunicação Socioambiental.
Faça download do trabalho completo> Google Drive.

Escrito por: Rachel Hidalgo

Graduação em Comunicação Social (UNISANTOS), licencianda em Artes Visuais (UNIP), mestrado em Educação Ambiental (CAPES/FURG) e doutoranda no mesmo programa (CNPq/FURG). Tema de pesquisa: Educomunicação Socioambiental por meio do suporte audiovisual.

Redes sociais


Textos de Apoio


O Ribombo organiza encontros quinzenais para discutir seus temas de pesquisa e elaborar novos projetos no campo da EA. Clique no botão para ir à página dos textos de apoio de cada reunião

Parceiros


logo furg
logo ppgea

Colunistas