#PodcastRibombo reflete sobre Escola de Ilha

Por Ribombo em 13 de novembro de 2019

Um episódio especial. Com uma participação mais do que especial. Os participantes do episódio de hoje discutem junto com o Sícero Miranda sobre seu Doutorado realizado na Furg, que defende e explicita as singularidades existentes em uma Escola de Ilha, sendo mais específico, em uma escola localizada na Ilha da Torotoma, em Rio Grande, que é onde o Sícero nasceu e desenvolve trabalhos até hoje.

Sendo hoje professor de Matemática e um gestor da Educação – e de um bloco de carnaval -, o Sícero nos conta um pouquinho sobre sua infância e como ele ajudou a alfabetizar os colegas de classe e inclusive alfabetizou sua própria mãe. E posteriormente sobre seu tema de pesquisa na tese que gira em torno da presença da Matemática no trabalho dos pescadores na Ilha da Torotama. Esse episódio de nosso podcast conta também com as participações de Felipe Nobrega, Guilherme Almeida e Rafael Simione.

Ouçam e compartilhem pelos links:

Spotify: https://open.spotify.com/episode/7IZPEinOLcjyA1xF3OuVb7?si=bJOLVlBGQTunYpU8SNua7g  

Anchor: https://anchor.fm/ribombo/episodes/Escola-de-Ilha—com-Scero-Miranda-e9002r
Google Podcasts:
https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9jZWY0M2ZjL3BvZGNhc3QvcnNz

Radio Publichttps://radiopublic.com/ribombo-6vr0kX/s1!f5efc

E também na página da Furghttps://salapodcast.furg.br/podcast/ribombo

Participantes: Sícero Miranda, Felipe Nobrega, Guilherme Almeida e Rafael Simione
Coordenação do projeto: José Vicente de Freitas e Felipe Nobrega
Direção e edição: Alisson Lucena

Escrito por: Ribombo

Ribombo é o nome dado a um novo grupo de pesquisa e estudos criado em 2018 e resulta do envolvimento com investigações, atividades de ensino, extensão e de gestão em políticas públicas em educação ambiental ao longo das últimas duas décadas. Como perspectiva, busca estudar os fundamentos da EA, bem como a educação ambiental articulada ao tema das mudanças ambientais globais, fenômeno que traspassa a experiência civilizatória contemporânea, e a questão dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Utiliza o blog como uma das suas estratégias de comunicação e intercâmbio, buscando publicizar a produção acadêmica, disseminar informações e socializar fontes de pesquisa e a produção de material audiovisual.

Redes sociais


Textos de Apoio


O Ribombo organiza encontros quinzenais para discutir seus temas de pesquisa e elaborar novos projetos no campo da EA. Clique no botão para ir à página dos textos de apoio de cada reunião

Parceiros


logo furg
logo ppgea

Colunistas