MOLA: quando a Arte & Educação Ambiental se encontram

Por Ribombo em 21 de novembro de 2019

A MOLA, esse nome próprio que se forma em meio à sigla, aconteceu no dia 11 de novembro, na Universidade Federal do Rio Grande. Mas o que está por trás dessas quatro letras que se transformaram em motivos de tantos sorrisos durante uma noite de auditório cheio em que todas e todas puderam assistir materiais audiovisuais, fotografias, performances, fanzines, intervenções urbanas, ilustrações e sonhos?
 
Quando procuramos o significado encontramos o seguinte nome: Mostra Latino-Americana de Arte e Educação Ambiental. E para além do nome, estão as pessoas que criaram e fizeram com que o evento acontecesse. Por isso é preciso de pronto reconhecer a produção da Rachel Hidalgo que, junto com a equipe formada pelo Matheus Braga, Rafael Simione e Allan Pereira, fez com que tudo acontecesse.
 

Foi do esforço desse grupo que 15 artistas foram selecionados por uma curadoria especializada, a qual avaliou cada um dos trabalhos enviados criteriosamente até chegar nesse grupo de convidadas e convidados para exporem suas produções. E é por isso que agradecemos aqui as curadoras Camila Albretch, Beatriz Rodrigues, Claudia Dornelles e Elis Rigoni, e os curadores Claudio Tarouco, Lucas Stuczynski e João Iganci.

Nessa noite inédita na história do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) começou com uma apresentação da banda The Experience Nebula Room, e na sequência aconteceu a fala da professora Luciana Dolcci (FURG/PPGEA) intitulada “Educação Estético-Ambiental”.

Em seguida a doutora pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e gestora da Fototeca Municipal Ricardo Giovanini e Pinacoteca Municipal Matteo Tonieti, Gianne Atallah, apresentou um painel sobre o trabalho em espaços de produção e publicização artística na cidade de Rio Grande.
Após esses dois momentos os artistas apresentaram e comentaram seus materiais, e aqui deixamos o registro de cada um deles:
Na foto, os/as selecionados/as na categoria Víde e Fotomontagem


Destaque Escola – Vídeo

Eu quero? Eu compro? – Andressa Colvara – Escola Municipal Helena Small
Categoria Vídeo e Fotomontagem
Agricultura Urbana e saúde mental – Tiago Ribeiro Lagassi
A mudança começa em sua casa e por você – Débora Baierle
2018 – Pietra Dolamita
O lixo nas cidades – Cristhiano Correa, Charlom Rodrigues, Cristian Machado
Fotografia Ambiental – Altemir Viana
Destaque Escola  – Fotografia
A Escola não nos deixa voar – Elisa Soares da Escola Estadual Prof. Carlos Lorea Pinto
 
Na foto, os/as selecionados/as na categoria Fotografia e Ilustração

Categoria Fotografia

As duas paisagens do Cassino – Alisson Lucena
Marcia – Liza Bilhalva
Voltando as raízes – Laura Theodosio
Projeto Cardume – Jarbas Macedo
Ilha dos Marinheiros – Gabrielle Lopes
Categoria Ilustração
Gaia – Luciano Lima
Natureza Minimalista – Ana Luiza Reis
 
Exposição convidada
A mostra também contou com a participação da ilustradora e artista convidada Tamara Cerpa, que expôs ilustrações em aquarela da coleção “O imaginativo do Absurdo”. 

Ao final os artistas Leo Arpino e Steve Mares realizaram uma intervenção no auditório, encerrando uma noite que entra para a história da universidade por um motivo muito simples: foi uma noite que produziu memórias. E é com essa certeza que a trajetória da MOLA parece estar só começando, pois eventos que produzem sorrisos, emoções e sentimentos tão provocadores através da Arte precisam (e devem!) continuar acontecendo.

Para ver mais fotos, acesse o perfil do instagram: @mostralatinaea
É feito aqui, então, um agradecimento a todas e todos que compareceram nessa noite que fez da experiência artística uma forma de ler e transforma o mundo. Muito obrigado!
Apoiadores
Diretoria de Arte e Cultura da FURG – DAC.
Secretaria de Cultura de Rio Grande.
Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande
Fototeca Municipal Ricardo Giovannini.
XI EDEA
Delícias Sem Glúten e Sem Lactose
Moedinhas de queijo – Tia Lena
Comercial Larroque
Novo Gelo
José Vicente de Freitas
Artista Carlos Calvimontes Rojas que carinhosamente cedeu sua arte para a logo do evento.



Escrito por: Ribombo

Ribombo é o nome dado a um novo grupo de pesquisa e estudos criado em 2018 e resulta do envolvimento com investigações, atividades de ensino, extensão e de gestão em políticas públicas em educação ambiental ao longo das últimas duas décadas. Como perspectiva, busca estudar os fundamentos da EA, bem como a educação ambiental articulada ao tema das mudanças ambientais globais, fenômeno que traspassa a experiência civilizatória contemporânea, e a questão dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Utiliza o blog como uma das suas estratégias de comunicação e intercâmbio, buscando publicizar a produção acadêmica, disseminar informações e socializar fontes de pesquisa e a produção de material audiovisual.

Redes sociais


Textos de Apoio


O Ribombo organiza encontros quinzenais para discutir seus temas de pesquisa e elaborar novos projetos no campo da EA. Clique no botão para ir à página dos textos de apoio de cada reunião

Parceiros


logo furg
logo ppgea

Colunistas