Divulgação do doc Escola de Ilha no Uruguai

Por Ribombo em 13 de novembro de 2019

O documentário “Escola de Ilha” já começou a sua trilha de divulgação! A primeira parada foi o evento Educácion Ambiental desde una perspectiva crítica – Educácion Permanente Udelar, que aconteceu no Instituto de Formación Docente, em Rivera, no Uruguai. Gabrielle Lopes (Ecoinfâncias) e Rachel Hidalgo (Ribombo) que estão na Universidade Federal do Rio Grande – FURG/RS, gravaram um pequeno vídeo para compartilhar com o evento.
 
E a participação das pesquisadoras você confere logo abaixo: 
 
Sinopse:
 
O que vem a cabeça ao pensar em uma escola de ilha? A figura de uma “ilha, um coqueiro e uma pessoa”, que povoa o imaginário popular e representa isolamento se desfaz ao assistir este documentário. Produzido pelos grupos de pesquisa Ribombo e Ecoinfâncias, ambos do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental PPGEA/FURG, o filme apresenta um pouco da comunidade da Ilha dos Marinheiros, em Rio Grande/RS, por meio de uma escola e dialoga sobre a possibilidade de um novo conceito que possa abarcar diferentes especificidades de estudantes que vivem nos litorais. 

Escrito por: Ribombo

Ribombo é o nome dado a um novo grupo de pesquisa e estudos criado em 2018 e resulta do envolvimento com investigações, atividades de ensino, extensão e de gestão em políticas públicas em educação ambiental ao longo das últimas duas décadas. Como perspectiva, busca estudar os fundamentos da EA, bem como a educação ambiental articulada ao tema das mudanças ambientais globais, fenômeno que traspassa a experiência civilizatória contemporânea, e a questão dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Utiliza o blog como uma das suas estratégias de comunicação e intercâmbio, buscando publicizar a produção acadêmica, disseminar informações e socializar fontes de pesquisa e a produção de material audiovisual.

Redes sociais


Textos de Apoio


O Ribombo organiza encontros quinzenais para discutir seus temas de pesquisa e elaborar novos projetos no campo da EA. Clique no botão para ir à página dos textos de apoio de cada reunião

Parceiros


logo furg
logo ppgea

Colunistas