Ribombo realiza formação em Educomunicação na escola Peixoto Primo, uma escola ao lado do mar

Por Ribombo em 19 de outubro de 2019

Na manhã desse sábado (19/10) o Ribombo realizou mais uma oficina ODS 14 &Educomunicação com a rede pública municipal de ensino da cidade de Rio Grande. Dessa vez foi na escola Pedro Carlos Peixoto Primo, que fica na Querência ao lado da praia do Cassino, mais perto do mar do que qualquer outra instituição!
Os oficineiros Rachel Hidalgo e Felipe Nobrega levaram o material das ODS’s da Unesco  como base formativa para a discussão, e já no primeiro momento podemos conversar sobre essa especificidade da escola estar ao lado do mar, e que isso a torna diferente de todas as outras quando o assunto é ODS 14. Uma retomada dos marcos da Educação Ambiental foi realizada para que o passo seguinte pudesse ser dado.

E é nesse momento, após essa roda sobre o conceito de Meio Ambiente, que começam as técnicas de filmagem ministradas pela Rachel, que apresenta um olhar aprofundado de como se faz um filme, delineando cada passo de uma produção que pode ser reproduzida na escola. Maneiras de utilizar o celular como câmera que é capaz de reproduzir enquadramentos, truques, sonorização e, com isso, montar qualquer material pedagógico fílmico.

E com foco na ODS 14, no ultimo momento da oficina ocorreu a prática de filmagem, momento em que as participantes puderam perceber o alcance da técnica, mas sobretudo, valorizar o que entende-se como processo a ser valorizado dentro da metodologia da Educomunicação.

Quatro produções foram realizadas e serão anexadas na plataforma de vídeos do Ribombo como mais uma mostra do potencial pedagógico que envolve o trabalho com audiovisual nas escolas. Ao trabalhar na formação de professores, o horizonte é que esses possam replicar, e proporcionar aos estudantes, a mesmas experiências com esse tipo de ferramenta, e que desse movimento resultem materiais pedagógicos democráticos, com suas próprias linguagens e referências, e que alcance, de maneira verdadeira, às comunidades envolvidas.
O Ribombo, com essas oficinas, estreita e fortalece seus laços com a rede pública e seus professores, os quais já realizam diversos projetos, atividades, e possuem grande experiência, mas que também estão curiosos e cheios de perguntas sobre essa forma de (re)pensar a escola. E é com esse espírito, essa vontade de diálogo, que trabalhamos nessa manhã de sábado com um grupo que nos recebeu tão bem, e com tanto carinho. Agradecemos!


Escrito por: Ribombo

Ribombo é o nome dado a um novo grupo de pesquisa e estudos criado em 2018 e resulta do envolvimento com investigações, atividades de ensino, extensão e de gestão em políticas públicas em educação ambiental ao longo das últimas duas décadas. Como perspectiva, busca estudar os fundamentos da EA, bem como a educação ambiental articulada ao tema das mudanças ambientais globais, fenômeno que traspassa a experiência civilizatória contemporânea, e a questão dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Utiliza o blog como uma das suas estratégias de comunicação e intercâmbio, buscando publicizar a produção acadêmica, disseminar informações e socializar fontes de pesquisa e a produção de material audiovisual.

Redes sociais


Textos de Apoio


O Ribombo organiza encontros quinzenais para discutir seus temas de pesquisa e elaborar novos projetos no campo da EA. Clique no botão para ir à página dos textos de apoio de cada reunião

Parceiros


logo furg
logo ppgea

Colunistas