#PODCASTRIBOMBO reflete sobre Teoria da História

Por Ribombo em 5 de setembro de 2019

Confissões, declarações polêmicas e reviravoltas alucinantes na vida de um estudante de graduação. Pode até parecer um roteiro de cinema, mas não, é mais um Podcast do Ribombo no ar! O programa dessa semana se volta para o debate acerca de um dos maiores medos do estudante de graduação em História, a famosa Teoria da História.
Aos olhos de um estudante recém ingressado no curso de História, a ideia de estudar as diferentes Escolas Historiográficas ou Paradigmas Historiográficos existentes ao longo dos anos pode parecer um tanto quanto um obstáculo intransponível (dado a grande quantidade de aportes teóricos e metodologias pertinentes à cada um(a) deles(as) e o pouco tempo para se debruçar efetivamente sobre cada um desses elementos), por isso, o referido episódio vem na esperança de compartilhar um novo olhar sobre a tão temida Teoria da História, com seus participantes se esforçando para, na medida do possível, mostrar que ela não é tão complicada quanto parece.
Mas afinal, o que é Teoria da História? O que são Escolas Historiográficas? O que é um paradigma? E também aquela boa e velha pergunta que aterroriza até o mais antigo dos historiadores, o que é História? Tentando responder a essas e outras perguntas, os integrantes do Ribombo debatem quanto aos usos e implicâncias das diferentes Teorias existentes dentro do campo da História;. E nesse episódio, temos os participantes Felipe Nobrega e Guilherme Almeida, como também os estreantes Gabriel Ferreira e Rafael Simione, quatro estudantes que já de depararam com essa barreira em suas trajetórias na Universidade.
Focando na Escola dos Annales e em um conceito muito em voga ultimamente, o bem conhecido (ou nem tanto) Marxismo, a conversa vai desde March Bloch à Marx, passando por Braudel, Le Goff e Hobsbawn; do Positivismo ao Historicismo e chegando até o Facção Central e a consciência de classe.
Dá pra ouvir o programa nos links do:
Spotify:https://open.spotify.com/episode/0HOei7bxCmcYSS1dqYX6Of?si=CtLJZe5IRiC-jkt_FlqHlg

Anchorhttps://anchor.fm/ribombo

Google Podcasts
https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9jZWY0M2ZjL3BvZGNhc3QvcnNz

Radio Publichttps://radiopublic.com/ribombo-6vr0kX

E também na página da Furghttps://salapodcast.furg.br/podcast/ribombo

Participantes: Felipe Nobrega, Guilherme Almeida, Gabriel Ferreira e Rafael Simione
Coordenação do projeto: José Vicente de Freitas e Felipe Nobrega
Direção e edição: Alisson Lucena

Escrito por: Ribombo

Ribombo é o nome dado a um novo grupo de pesquisa e estudos criado em 2018 e resulta do envolvimento com investigações, atividades de ensino, extensão e de gestão em políticas públicas em educação ambiental ao longo das últimas duas décadas. Como perspectiva, busca estudar os fundamentos da EA, bem como a educação ambiental articulada ao tema das mudanças ambientais globais, fenômeno que traspassa a experiência civilizatória contemporânea, e a questão dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Utiliza o blog como uma das suas estratégias de comunicação e intercâmbio, buscando publicizar a produção acadêmica, disseminar informações e socializar fontes de pesquisa e a produção de material audiovisual.

Redes sociais


Textos de Apoio


O Ribombo organiza encontros quinzenais para discutir seus temas de pesquisa e elaborar novos projetos no campo da EA. Clique no botão para ir à página dos textos de apoio de cada reunião

Parceiros


logo furg
logo ppgea

Colunistas