Por Ribombo em 29 de setembro de 2019
Um programa repleto de dicas, provocações e relatos acerca da vida do trabalhador do magistério em escolas na zona oeste de Rio Grande. Do Batman da Z/O andando a cavalo, à fragmentação da categoria e o recalque vindo de invejosos e invejosas em função de sua ascensão na carreira, o episódio dessa semana vem no sentido de debater os desafios e problemas encontrados pelos professores e professoras das redes estadual e municipal de ensino.
Nesse episódio recebemos a professora de História das redes estadual e municipal da cidade de Rio Grande e amiga do Ribombo, a queridíssima Andreia Priscila Honorato, a auto-denominada “bombeira do conhecimento”, que vem nos falar sobre o cotidiano de uma trabalhadora do magistério cuja disciplina é marginalizada dentro da grade curricular. Também nesse episódio contamos com a participação por áudio do professor da rede municipal Felipe Lima, e dos integrantes do grupo de pesquisa Luisa Ruthner e Felipe Nobrega.
Para além de relatar um pouco sobre a condição de vida do professor, que por si só já significa exercer uma profissão extremamente desvalorizada, no contexto brasileiro, os participantes do episódio debatem sobre as relações existentes entre professor e aluno, professor e comunidade, e as famosas picuinhas entre a própria categoria. Um episódio marcado por relatos de quem tem marcado em si as experiências do exercício de uma profissão tão nobre, amada e temida ao mesmo tempo; mas que se faz presente, como sempre, boas risadas, e um recado dos professores: “deem aula para o 6º ano do turno da tarde!”
Vêm com a gente nessa conversa sobre a vida do profissional do magistério, conhecendo seu dia-a-dia, seus dilemas e os lugares onde se diverte.
Dá pra ouvir o programa nos links do:
Spotify:
Google Podcasts:
Participantes: Andreia Priscila Honorato, Felipe Lima, Luisa Ruthner e Felipe Nobrega
Coordenação do projeto: José Vicente de Freitas e Felipe Nobrega
Direção e edição: Alisson Lucena
Escrito por: Ribombo
Ribombo é o nome dado a um novo grupo de pesquisa e estudos criado em 2018 e resulta do envolvimento com investigações, atividades de ensino, extensão e de gestão em políticas públicas em educação ambiental ao longo das últimas duas décadas. Como perspectiva, busca estudar os fundamentos da EA, bem como a educação ambiental articulada ao tema das mudanças ambientais globais, fenômeno que traspassa a experiência civilizatória contemporânea, e a questão dos objetivos do desenvolvimento sustentável.
Utiliza o blog como uma das suas estratégias de comunicação e intercâmbio, buscando publicizar a produção acadêmica, disseminar informações e socializar fontes de pesquisa e a produção de material audiovisual.