Por Ribombo em 15 de setembro de 2019
Têm risadas, lembranças de nossos participantes quanto a circulação no famigerado pavilhão 4 da Furg (como também as pessoas que por ele andam), seu fumódromo, piadas que somente um queridíssimo professor da História sabe fazer e também a presença do polêmico “momento Marxista” ao som da Internacional Comunista de um dos apresentadores, marcando mais uma performance magistral de nosso editor. Senhoras e senhores, está no ar mais um episódio do #PODCASTRIBOMBO, e o programa da semana trata da união estável entre História e Fotografia.
Nesse programa contamos com a participação da historiadora, filósofa e fotógrafa Beatriz Ferreira Rodrigues, que vem para elucidar e discutir algumas questões acerca da utilização da fotografia como fonte na produção do conhecimento histórico, sobre como se desenvolve a metodologia da pesquisa com imagens e, afinal, o registro de imagens que fazemos com nosso celular, é uma imagem ou uma fotografia?
Este se trata de um episódio repleto de recordações dos participantes quanto aos contatos que tiveram com a fotografia, desde a infância (na hora de realizar as famosas 12 poses) à idade adulta quando se voltaram para o estudo e consequentemente o trabalho com imagens; do processo de efetuar os registros fotográficos à edição das imagens. Faz-se presente também a sempre atual relação entre Rio Grande e Pelotas: as cidades escolheram preservar e ressaltar os patrimônios ligados à qual classe social? Seria o Cassino a Pelotas de Rio Grande?
Essas e outras discussões vocês acompanham nesse episódio do podcast do Ribombo, então embarque com a gente nesse assunto debatido num ambiente descontraído e como sempre dito pelo professor Felipe Nobrega, com uma “linguagem jovem”, mas sempre muito bem embasada teórica e metodologicamente, desse modo, atendendo aos mais variados públicos!
Para acessar os trabalhos produzidos pela Beatriz Ferreira Rodrigues:
Dá pra ouvir o programa nos links do:
Spotify:
Google Podcasts:
Participantes: Beatriz Ferreira Rodrigues, Felipe Nobrega, Alisson Lucena e Gabriel Ferreira
Coordenação do projeto: José Vicente de Freitas e Felipe Nobrega
Direção e edição: Alisson Lucena
Escrito por: Ribombo
Ribombo é o nome dado a um novo grupo de pesquisa e estudos criado em 2018 e resulta do envolvimento com investigações, atividades de ensino, extensão e de gestão em políticas públicas em educação ambiental ao longo das últimas duas décadas. Como perspectiva, busca estudar os fundamentos da EA, bem como a educação ambiental articulada ao tema das mudanças ambientais globais, fenômeno que traspassa a experiência civilizatória contemporânea, e a questão dos objetivos do desenvolvimento sustentável.
Utiliza o blog como uma das suas estratégias de comunicação e intercâmbio, buscando publicizar a produção acadêmica, disseminar informações e socializar fontes de pesquisa e a produção de material audiovisual.