Por Ribombo em 22 de setembro de 2019
Uma performance musical nunca antes vista na história dos podcasts, esse seria o ponto central do episódio dessa semana se não estivéssemos recebendo pessoas tão especiais para conversar sobre uma pesquisa cuja temática é fundamental para entendermos a importância de mesmo depois de entrarmos na universidade, continuarmos a olhar para nosso local de origem.
O episódio dessa semana marca o início das participações da Sabrina Araujo (desenvolvedora da pesquisa) e da Luisa Ruthner nos podcasts do Ribombo, que também são integrantes do grupo; participando também os integrantes Felipe Nóbrega e Rafael Simione.
Falando dessa tal História Local, recebemos a Sabrina, que realizou uma pesquisa para seu TCC sobre uma comunidade quilombola na cidade de Mostardas, que é de onde ela vem, pesquisa essa de nome “Teixeiras: histórias de uma comunidade quilombola agrícola costeira“, onde para realizá-la, a pesquisadora lançou mão da História Oral e da Pesquisa-Ação. Mas para além de seus referenciais teóricos e metodológicos, a Sabrina vem nos dar uma lição quanto à importância de pesquisarmos problemáticas referentes à nosso local de origem, visto que, nossas vivências nesses lugares nos constituem tanto como pesquisadores, quanto como pessoas.
Mesmo que não conseguindo enxergar o brilho nos olhos da Sabrina enquanto ela fala sobre sua cidade e sobre o quão importante foi ela realizar essa pesquisa, vocês podem ouvir em sua voz a paixão e a realização pessoal por ter preferido trabalhar com essa temática referente à sua localidade, abordando desde a história da comunidade quilombola dos Teixeiras até os conflitos socioambientais ligados ao acesso a água e a contaminação de plantações agroecológicas por agrotóxicos. Portanto, vem com a gente nessa viagem à cidade de Mostardas e às memórias dos quilombolas que habitam a comunidade dos Teixeiras, e de brinde dê muitas risadas com nossos participantes, garantimos que não haverá arrependimento!
Dá pra ouvir o programa nos links do:
Spotify:
Google Podcasts:
Participantes: Sabrina Araújo, Luisa Ruthner, Felipe Nobrega e Rafael Simione
Coordenação do projeto: José Vicente de Freitas e Felipe Nobrega
Direção e edição: Alisson Lucena
Escrito por: Ribombo
Ribombo é o nome dado a um novo grupo de pesquisa e estudos criado em 2018 e resulta do envolvimento com investigações, atividades de ensino, extensão e de gestão em políticas públicas em educação ambiental ao longo das últimas duas décadas. Como perspectiva, busca estudar os fundamentos da EA, bem como a educação ambiental articulada ao tema das mudanças ambientais globais, fenômeno que traspassa a experiência civilizatória contemporânea, e a questão dos objetivos do desenvolvimento sustentável.
Utiliza o blog como uma das suas estratégias de comunicação e intercâmbio, buscando publicizar a produção acadêmica, disseminar informações e socializar fontes de pesquisa e a produção de material audiovisual.