DOSSIÊS TEMÁTICOS: primeiro número aborda a Decolonialidade

Por Ribombo em 21 de setembro de 2019

A criação de dossiês temáticos reúne as discussões realizadas pelo grupo de pesquisa, e é mais uma das iniciativas de 2019. A intenção é desenvolver textos reflexivos sobre assuntos que o Ribombo aborda em seus encontros, em um formato de ensaios de fácil acesso ao público, construindo assim o que consideramos um material didático que pode ser utilizado e compartilhado nos mais diversos espaços pedagógicos.


De caráter mensal, o primeiro Dossiê traz o tema da Decolonialidade, assunto que faz parte das perspectivas do Ribombo, que prova bastante polêmica e diferença de opiniões, entre os integrantes do grupo. Existem os que desenvolvem pesquisas com esse ponto de vista epistemológico, e existem os que ainda olham com certa desconfiança algumas das premissas dessa proposta.


E nesse dossiê você pode perceber isso, quando ler os textos do Alisson Lucena, Rachel Hidalgo, Matheus Dias, Felipe Nóbrega, Rafael Simione, Guilherme Almeida e Sabrina Araújo. Com a capa produzida pelo Matheus, e a organização do Felipe, você pode baixar o material que está disponível em PDF de forma gratuita.


Quer saber mais? Então baixa AQUI!


Escrito por: Ribombo

Ribombo é o nome dado a um novo grupo de pesquisa e estudos criado em 2018 e resulta do envolvimento com investigações, atividades de ensino, extensão e de gestão em políticas públicas em educação ambiental ao longo das últimas duas décadas. Como perspectiva, busca estudar os fundamentos da EA, bem como a educação ambiental articulada ao tema das mudanças ambientais globais, fenômeno que traspassa a experiência civilizatória contemporânea, e a questão dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Utiliza o blog como uma das suas estratégias de comunicação e intercâmbio, buscando publicizar a produção acadêmica, disseminar informações e socializar fontes de pesquisa e a produção de material audiovisual.

Redes sociais


Textos de Apoio


O Ribombo organiza encontros quinzenais para discutir seus temas de pesquisa e elaborar novos projetos no campo da EA. Clique no botão para ir à página dos textos de apoio de cada reunião

Parceiros


logo furg
logo ppgea

Colunistas