#PODCASTRIBOMBO entrevista a Professora da UnB Rita Silvana dos Santos

Por Ribombo em 28 de agosto de 2019

Rita Silvana dos Santos é uma educadora baiana, professora da Universidade de Brasília (UnB) e uma mulher capaz de tornar o futuro possível. Pra entender isso é preciso escutar essa entrevista que o grupo de pesquisa fez com ela, aproveitando a sua vinda à cidade de Rio Grande para realizar a abertura do segundo semestre do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG).

Nessa conversa a Rita conta um pouco da sua trajetória, reforçando o papel do trabalho interdisciplinar que acabou se tornando seu diferencial ao trabalhar no campo da Educação Ambiental, e também realiza uma leitura do cenário atual do debate ambiental na sociedade. E como elemento que demonstra o potencial dessa pesquisadora que atua na formação de professores, ela chama atenção para a necessidade de criar estratégias de resistências por “brechas” que estão aí, a serem exploradas de forma inteligente.

Na última parte a gente ouve sobre a experiência que teve quando esteve na Guiné-Bissau para o encontro de Educação Ambiental Lusófono, em abril de 2019. É nesse momento que conseguimos registrar em áudio o que é uma transformação em curso.

Quem é Rita Silvana dos Santos?
Docente da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, atua em cursos de graduação e pós-graduação e como coordenadora de extensão. É líder do Grupo de Pesquisa Rede Experiência, Narrativas e Pedagogias da Resistência (REDExp) e integrante do Grupo de Trabalho ODS/UnB. Nos últimos anos atuou como consultora no Ministério da Educação, Ministério do Meio Ambiente e em instituições internacionais como Unesco, OEI e Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). Desenvolve pesquisas e ações nas áreas de Educação Ambiental, currículo, formação docente, mudanças climáticas, Agenda 2030/ Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas interfaces com raça-etnia e gênero. Graduada em Pedagogia (Universidade do Estado da Bahia), mestra em Engenharia Ambiental (Universidade Federal de Santa Catarina) e doutora em Educação (Universidade de Brasília). E nossa amiga.

Dá pra ouvir o programa nos links do:

Spotify:https://open.spotify.com/episode/4551tSOt7ZSmYwU9mHoemD?si=iSvHFHbiSrqx7CEKe_EUYg
Anchor:https://anchor.fm/ribombo

Google Podcasts: 
https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9jZWY0M2ZjL3BvZGNhc3QvcnNz
Radio Public:https://radiopublic.com/ribombo-6vr0kX

E também na página da FURG:https://salapodcast.furg.br/podcast/ribombo
Entrevistadores: Felipe Nóbrega e Guilherme Almeida
Coordenação do projeto: José Vicente de Freitas e Felipe Nobrega
Direção e edição: Alisson Lucena


Escrito por: Ribombo

Ribombo é o nome dado a um novo grupo de pesquisa e estudos criado em 2018 e resulta do envolvimento com investigações, atividades de ensino, extensão e de gestão em políticas públicas em educação ambiental ao longo das últimas duas décadas. Como perspectiva, busca estudar os fundamentos da EA, bem como a educação ambiental articulada ao tema das mudanças ambientais globais, fenômeno que traspassa a experiência civilizatória contemporânea, e a questão dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Utiliza o blog como uma das suas estratégias de comunicação e intercâmbio, buscando publicizar a produção acadêmica, disseminar informações e socializar fontes de pesquisa e a produção de material audiovisual.

Redes sociais


Textos de Apoio


O Ribombo organiza encontros quinzenais para discutir seus temas de pesquisa e elaborar novos projetos no campo da EA. Clique no botão para ir à página dos textos de apoio de cada reunião

Parceiros


logo furg
logo ppgea

Colunistas