Disciplina Concentrada de Educomunicação Socioambiental e Cinema

Por José Vicente Freitas em 30 de agosto de 2019

Educomunicação Socioambiental foi a ênfase dada ao Tópico Especial intitulado Educação Ambiental: marcos de fundamentação e modelos explicativos contemporâneos, uma abordagem temática particular que integra a estrutura curricular dos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental.
Criada e ministrada por mim, professor José Vicente de Freitas há alguns anos, a disciplina foi oferecida no formato concentrado no início deste segundo semestre de 2019, de 05 a 09 agosto, e contou com dois convidados especiais, professores e pesquisadores profundamente envolvidos com o tema: Prof. Dr. Claudemir Edson Viana, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), e do Prof. Dr. Rafael Nogueira Costa, do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CUCA/UFRJ).
A programação do Tópico Especial, que combinou com imersões teóricas e atividades práticas, também contou com a participação da doutoranda Rachel Hidalgo, que vem se constituindo numa pesquisadora referência no tema, além de Felipe Nóbrega, Gabriel Ferreira e Ana Lúcia Ruiz Goulart, todos integrantes do Grupo de Pesquisa Ribombo e alunos do PPGEA, e Matheus Braga Dias, graduando do curso de História.
Eu propus, então, uma discussão sobre a constituição da Educação Ambiental como campo disciplinar e fiz encaminhamento para a ênfase na educomunicação socioambiental. Já o professor Rafael Nogueira Costa proporcionou uma viagem ao campo do cinema ambiental no Brasil, e o professor Claudemir Viana, trabalhou o processo de constituição  da educomunicação e da educomunicação socioambiental.
O diálogo e o envolvimento participativo entre professores e discentes foi a marca acentuada desta edição da disciplina e que viabilizou, ao final, como exercício, a produção de uma peça educomunicativa socioambiental (audiovisual), que agora compartilhamos com a comunidade que temos a honra de receber neste site. 

Além do vídeo, essa memória coletiva compartilhada, também damos acesso a todas as fotos tiradas pelos participantes no estúdio, por meio deste link.
 


Escrito por: José Vicente Freitas

Doutor em Ciências Humanas (História e Sociedade pela UNESP – Faculdade de Ciências e Letras de Assis/SP). Durante o curso de doutorado, realizei estudos especializados na Universidade Nova de Lisboa (1994) e na Katholieke Universiteit Leuven (1995). Professor Associado IV na Universidade Federal de Rio Grande (FURG), vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e Informação (ICHI). Atuo no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) desta universidade desde 1998 vinculado a Linha de Pesquisa “Fundamentos da Educação Ambiental”. Na condição de Gestor Público, atuei no Ministério da Educação, tendo ocupado o cargo de Coordenador-Geral de Educação Ambiental (2011-2014). Representante do MEC na Comissão Organizadora Nacional da Conferência Rio + 20 (2011-2012). No Ministério do Meio Ambiente, exerci o cargo de Coordenador do Programa Agenda 21 Brasileira, na Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (2008-2011). Secretário-Executivo da Comissão de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21 Brasileira – CPDS (2008-2011). Consultor ad hoc da UNESCO, PNUD e OTCA.

Redes sociais


Textos de Apoio


O Ribombo organiza encontros quinzenais para discutir seus temas de pesquisa e elaborar novos projetos no campo da EA. Clique no botão para ir à página dos textos de apoio de cada reunião

Parceiros


logo furg
logo ppgea

Colunistas