O ato fotográfico na Educação Ambiental: Uma experiência na Rede Pública de Educação Infantil de Joinville (SC)

Por Rachel Hidalgo em 21 de maio de 2019

Foto: Rachel Hidalgo
Trabalho publicado na Ambiente & Educação – Revista de Educação Ambiental
V.23, n.2, 2018.

O presente artigo apresenta uma narrativa textual-fotográfica elaborada durante a produção do documentário4 1, 2, 3 Brincando – Reinventando os espaços escolares, o qual está vinculado a um programa de Educação Ambiental (EA) da rede pública de Educação Infantil de Joinville-SC, e possui a orientação e acompanhamento do grupo de pesquisa Ribombo (FURG/PPGEA). O material textual e fotográfico será problematizado pelo viés de uma abordagem qualitativa, valendo-se do olhar do fotógrafo enquanto elo subjetivo de uma construção narrativa baseada no encontro que se dá entre os sujeitos mediados por uma câmera fotográfica. Com isso, o intuito é realizar uma primeira reflexão crítica acerca das possibilidades de intervenções socioambientais a partir do suporte imagético em espaços de educação formal.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Fotografia. Espaços Educadores Sustentáveis.

Faça download do trabalho completo> Google Drive.

Escrito por: Rachel Hidalgo

Graduação em Comunicação Social (UNISANTOS), licencianda em Artes Visuais (UNIP), mestrado em Educação Ambiental (CAPES/FURG) e doutoranda no mesmo programa (CNPq/FURG). Tema de pesquisa: Educomunicação Socioambiental por meio do suporte audiovisual.

Redes sociais


Textos de Apoio


O Ribombo organiza encontros quinzenais para discutir seus temas de pesquisa e elaborar novos projetos no campo da EA. Clique no botão para ir à página dos textos de apoio de cada reunião

Parceiros


logo furg
logo ppgea

Colunistas