Filme sobre espaços educadores sustentáveis disponível online

Por José Vicente Freitas em 30 de maio de 2019

O Ribombo, associado à Secretaria Municipal de Educação de Joinville e ao Instituto Socioambiental de Comunicação, produziu, em meados de 2018, o seu primeiro documentário, intitulado: 1, 2, 3 Brincando. O filme retrata o processo de reinvenção dos espaços escolares daquele município, em particular da rede formada pelos 70 Centros de Educação Infantil (CEI’s). A proposta de ressignificação desses espaços escolares foi desencadeada a partir de 2009 e seus fundamentos foram definidos, inicialmente, a partir de uma leitura crítica, articulada e combinada de dois documentos referenciais, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil e a Política Nacional de Educação Ambiental, aos quais se somaram, a partir de 2012, a inspiração no conceito de “Espaços Educadores Sustentáveis” e nas premissas das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Ambiental.
A experiência, que vem sendo construída de forma coletiva, com espírito de rede e de comunidade, vem consolidando uma intencionalidade pedagógica referenciada na promoção da cultura da sustentabilidade.
As primeiras apresentações públicas do documentário foram realizadas em âmbitos mais restritos, no contexto de alguns poucos eventos da área da educação. Agora, temos a oportunidade de compartilhar esta narrativa com a comunidade de educadores(as) e pesquisadores(as) interessados(as) em experiências de educação ambiental no contexto da educação infantil.
Convidamos você a assistir a esta produção. Se possível, deixe registrado lá no canal suas impressões e críticas. Colabore na divulgação deste material no âmbito das suas redes de contatos!
 

 

Escrito por: José Vicente Freitas

Doutor em Ciências Humanas (História e Sociedade pela UNESP – Faculdade de Ciências e Letras de Assis/SP). Durante o curso de doutorado, realizei estudos especializados na Universidade Nova de Lisboa (1994) e na Katholieke Universiteit Leuven (1995). Professor Associado IV na Universidade Federal de Rio Grande (FURG), vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e Informação (ICHI). Atuo no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) desta universidade desde 1998 vinculado a Linha de Pesquisa “Fundamentos da Educação Ambiental”. Na condição de Gestor Público, atuei no Ministério da Educação, tendo ocupado o cargo de Coordenador-Geral de Educação Ambiental (2011-2014). Representante do MEC na Comissão Organizadora Nacional da Conferência Rio + 20 (2011-2012). No Ministério do Meio Ambiente, exerci o cargo de Coordenador do Programa Agenda 21 Brasileira, na Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (2008-2011). Secretário-Executivo da Comissão de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21 Brasileira – CPDS (2008-2011). Consultor ad hoc da UNESCO, PNUD e OTCA.

Redes sociais


Textos de Apoio


O Ribombo organiza encontros quinzenais para discutir seus temas de pesquisa e elaborar novos projetos no campo da EA. Clique no botão para ir à página dos textos de apoio de cada reunião

Parceiros


logo furg
logo ppgea

Colunistas