Festival Decolonial 2019

Por Ribombo em 27 de maio de 2019

Entre os dias 22 a 24 de agosto de 2019, ocorre o primeiro Festival Cinema Decolonial organizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com a mobilização de diversas outras instituições, como NUPEM/UFRJGEASur/UNIRIOUFMT, UNIRIO, UFSC, Filmambiente, dentre outras e, nós, do Ribombo/FURG. 
 
O evento pretende contribuir para a difusão e o fortalecimento científico, cultural e artístico, promovendo a troca de conhecimento e pensamento reflexivo sobre as noções opressivas que precisam ser interrompidas. E a ideia é integrar pessoas para imaginar novos mundos por meio de conteúdos imagéticos que irão percorrer diversas cidades do país.
 
Inscreva seu trabalho, entre filmagens e fotografias, entre as cinco possibilidades de criação e vinculação: 1-Histórias da natureza / Unidades de Conservação, 2- Música e oralidade, 3- Cidades invisíveis, 4- Pedagogias emergentes e Educação Ambiental e 5- Olhares femininos. O período de recebimento de conteúdos vai até o dia 2 de junho de 2019.
 
Mais informações no edital
     

Escrito por: Ribombo

Ribombo é o nome dado a um novo grupo de pesquisa e estudos criado em 2018 e resulta do envolvimento com investigações, atividades de ensino, extensão e de gestão em políticas públicas em educação ambiental ao longo das últimas duas décadas. Como perspectiva, busca estudar os fundamentos da EA, bem como a educação ambiental articulada ao tema das mudanças ambientais globais, fenômeno que traspassa a experiência civilizatória contemporânea, e a questão dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Utiliza o blog como uma das suas estratégias de comunicação e intercâmbio, buscando publicizar a produção acadêmica, disseminar informações e socializar fontes de pesquisa e a produção de material audiovisual.

Redes sociais


Textos de Apoio


O Ribombo organiza encontros quinzenais para discutir seus temas de pesquisa e elaborar novos projetos no campo da EA. Clique no botão para ir à página dos textos de apoio de cada reunião

Parceiros


logo furg
logo ppgea

Colunistas