As mudanças climáticas no contexto da 1ª edição do Circuito Tela Verde

Por Ribombo em 4 de abril de 2019

Este trabalho é fruto da primeira proposta de iniciação científica na ocasião do ingresso a um grupo de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, localizado no Instituto de Ciências Humanas e da Informação – ICHI, o Ribombo: Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação e Gestão Ambiental, Mudanças Climáticas e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em áreas litorâneas. Como primeira experiência de redação como integrante do grupo, no âmbito de discussões sobre o campo da Educomunicação Socioambiental, foram analisados trinta produções audiovisuais que compõem a primeira edição do Circuito Tela Verde para, desta forma, encontrar a expressão de uma problemática ambiental, as mudanças climáticas.
 
O Circuito Tela Verde – Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente é promovido anualmente pelo Departamento de Educação Ambiental – DEA, da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – SAIC, do Ministério do Meio Ambiente – MMA, realizado em parceria com a Secretaria do Audiovisual – Sav do Ministério da Cultura. O projeto foi lançado em 2009 e está, atualmente, em sua nona edição. São aceitos para inscrição na mostra, com submissão gratuita, vídeos com qualquer linguagem audiovisual, mas que contenham conteúdo socioambiental.

Palavras-chave: Educomunicação Socioambiental; Circuito Tela Verde; Mudanças climáticas

Faça dowload do trabalho completo > Google Drive

______________________________________________________________________________________________________________________
 
Graduando em História (FURG).
Tema de pesquisa:Educomunicação Socioambiental no Contexto da Ditadura Militar.

Escrito por: Ribombo

Ribombo é o nome dado a um novo grupo de pesquisa e estudos criado em 2018 e resulta do envolvimento com investigações, atividades de ensino, extensão e de gestão em políticas públicas em educação ambiental ao longo das últimas duas décadas. Como perspectiva, busca estudar os fundamentos da EA, bem como a educação ambiental articulada ao tema das mudanças ambientais globais, fenômeno que traspassa a experiência civilizatória contemporânea, e a questão dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Utiliza o blog como uma das suas estratégias de comunicação e intercâmbio, buscando publicizar a produção acadêmica, disseminar informações e socializar fontes de pesquisa e a produção de material audiovisual.

Redes sociais


Textos de Apoio


O Ribombo organiza encontros quinzenais para discutir seus temas de pesquisa e elaborar novos projetos no campo da EA. Clique no botão para ir à página dos textos de apoio de cada reunião

Parceiros


logo furg
logo ppgea

Colunistas