Pesquisadores do Ribombo realizam formação em Educomunicação Socioambiental em Joinville/SC

Por Ribombo em 26 de março de 2019

Luciano Oschelski, Rachel Hidalgo, Felipe Nóbrega e José Vicente de Freitas

No período entre 25 e 29 de março, o professor José Vicente de Freitas e os pesquisadores Felipe Nóbrega Ferreira, Rachel Hidalgo e Luciano Oschelski, integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisa Ribombo, estão oferecendo curso de formação em educomunicação socioambiental para gestores e professores que atuam na rede de educação do município de Joinville/SC.
 
Esta formação temática está integrada ao processo de instituição do “Centro de Educação Continuada dos Profissionais da Educação de Joinville”, criado com a finalidade de ampliar e consolidar, a nível local, o programa “Reinvenção dos Espaços Escolares”, ação educativa que vem sendo desenvolvida a quase uma década, e que já resultou numa verdadeira revolução do ensino infantil naquele município e que, entrando numa nova fase, foi  acolhido como propósito educativo das unidades que trabalham com o ensino fundamental, séries iniciais e finais O Centro de Formação igualmente assumiu o papel de referência regional na formação dos profissionais de educação de outras redes de ensino para o trabalho pedagógico referenciado nos conceitos de “Espaços Educadores Sustentáveis”, “Promoção da Cultura da Sustentabilidade” e “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”.

Envolvidos/as na atividade de formação, no Centro de Educação Continuada dos Profissionais da Educação de Joinville/SC


A formação em educomunicação socioambiental objetiva inserir, no contexto do programa desenvolvido naquela rede, a utilização das tecnologias digitais disponíveis nos celulares para a produção de peças educomunicativas que tomam os objetivos do desenvolvimento sustentável como pretexto pedagógico. Além do aporte teórico-metodológico, os 200 professores em formação igualmente conceberão e produzirão suas próprias peças educomunicativas. Esta tecnologia pedagógica será replicada nos processos educativos de todas as escolas que compõem a rede municipal.

 
A parceria firmada entre o Grupo de Pesquisa Ribombo e a Secretaria de Educação do Município de Joinville com vista a qualificação do Programa Reinventando os Espaços Escolares e acompanhamento da implementação das metas previstas no Plano Municipal de Educação (2015-2030), já resultou na produção do comentário intitulado “1 2 3 Brincando”, bem como na publicação do livro intitulado Reinventando os Espaços Educadores, que será lançado no próximo dia 25 de abril.

________________________________________________________________________________________

 

 Rafael Simione
Graduando em História Bacharelado (FURG).
Tema de pesquisa: Educomunicação Socioambiental no contexto da Ditadura Militar.

Escrito por: Ribombo

Ribombo é o nome dado a um novo grupo de pesquisa e estudos criado em 2018 e resulta do envolvimento com investigações, atividades de ensino, extensão e de gestão em políticas públicas em educação ambiental ao longo das últimas duas décadas. Como perspectiva, busca estudar os fundamentos da EA, bem como a educação ambiental articulada ao tema das mudanças ambientais globais, fenômeno que traspassa a experiência civilizatória contemporânea, e a questão dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Utiliza o blog como uma das suas estratégias de comunicação e intercâmbio, buscando publicizar a produção acadêmica, disseminar informações e socializar fontes de pesquisa e a produção de material audiovisual.

Redes sociais


Textos de Apoio


O Ribombo organiza encontros quinzenais para discutir seus temas de pesquisa e elaborar novos projetos no campo da EA. Clique no botão para ir à página dos textos de apoio de cada reunião

Parceiros


logo furg
logo ppgea

Colunistas