Documentário sobre a vida de Rachel Carson está disponível online

Por Ribombo em 19 de março de 2019

No ano de 2017 a Netflix disponibilizou em sua plataforma o documentário “American Experiences: Rachel Carson”. Essa produção apresenta a biografia de uma das mais importantes ambientalistas do século XX, a bióloga Rachel Carson, mulher que não só deixou um legado bibliográfico imenso, como também foi essencial para a fundação do campo da Educação Ambiental (EA).

É impossível pensar a EA sem remeter ao seu clássico Primavera Silenciosa de 1962, que trouxe para toda comunidade mundial de pesquisadores, mas, sobretudo para a população de forma simples, didática, com linguagem acessível, os problemas causados pelo uso de agrotóxicos na agricultura. Passado tantos anos, infelizmente, o cenário que Carson apontava se concretizou, e o uso desse tipo de material tóxico se tornou uma realidade em escala mundial, e com consequências omitidas dado o caráter econômico em jogo junto ao agronegócio predatório.

Nesse material produzido para a televisão americana surge também a contribuição vinda de seus estudos costeiros, as quais aparecem de forma relevante na trajetória de Carson – que sempre preferiu morar no litoral. Ao tratar dessa sua relação com o mar que surge a trilogia composta por Sob o Mar-Vento (1941), O mar que nos cerca(1951) e Beira-Mar (1955). O documentário evidencia tanto o processo de escrita dessas obras, como as motivações da pesquisadora, que apontam para uma direção seminal daquilo que viria a se caracterizar como estudos em áreas costeiras por parte da Educação Ambiental.

Para além da vida acadêmica, a vida pessoal de Rachel Carson torna-se foco não de exploração gratuita, mas surge como mais uma das camadas que constituem essa mulher pesquisadora capaz de comunicar-se com todos a partir da sua produção. O legado que ela deixa ao campo da EA pode ser visto nesse documentário de 110 minutos dirigido e roteirizado por Michelle Ferrari, e que encontra-se disponível na referida plataforma de streaming. 

Referência
Rachel Carson Center for Environment and Society. Acessado em março de 2019. Disponível em: https://www.carsoncenter.uni-muenchen.de/index.html.

______________________________________________________________________________________________________________________

Felipe Nobrega Ferreira
Graduação em História (FURG), 
mestrado em História (UFRGS) e doutorando em Educação Ambiental (CAPES/FURG).
Tema de pesquisa: Fenômenos Ambientais Costeiros e Mudanças Climáticas.
 

Escrito por: Ribombo

Ribombo é o nome dado a um novo grupo de pesquisa e estudos criado em 2018 e resulta do envolvimento com investigações, atividades de ensino, extensão e de gestão em políticas públicas em educação ambiental ao longo das últimas duas décadas. Como perspectiva, busca estudar os fundamentos da EA, bem como a educação ambiental articulada ao tema das mudanças ambientais globais, fenômeno que traspassa a experiência civilizatória contemporânea, e a questão dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Utiliza o blog como uma das suas estratégias de comunicação e intercâmbio, buscando publicizar a produção acadêmica, disseminar informações e socializar fontes de pesquisa e a produção de material audiovisual.

Redes sociais


Textos de Apoio


O Ribombo organiza encontros quinzenais para discutir seus temas de pesquisa e elaborar novos projetos no campo da EA. Clique no botão para ir à página dos textos de apoio de cada reunião

Parceiros


logo furg
logo ppgea

Colunistas