Ribombo participa do V Seminário Internacional Para Pensar a Pesquisa Histórica: Fontes Históricas

Por Ribombo em 18 de agosto de 2018

Entre os dias 22 e 24 de agosto acontece o V Seminário Internacional Para Pensar a Pesquisa Histórica: Fontes Históricas, no Salão de Leitura da Biblioteca Rio-Grandense, na cidade do Rio Grande -RS. A programação conta com palestras nos períodos da manhã, tarde e noite, durante os três dias de evento. O grupo de pesquisa Ribombo participará do encerramento, no dia 24.

A palestra “A questão das fontes na pesquisa qualitativa: o desafio das diferentes linguagens” ocorre a partir das 17 horas, no dia 24, com a presença do professor José Vicente de Freitas, doutorando Felipe Nóbrega e o/as mestrando/as Gabriel Ferreira e Rachel Hidalgo.

Confira abaixo a programação completa:
22 de agosto (quarta-feira) 
● 13h 30min – INSCRIÇÕES
● 14h 50min – ABERTURA
● 15h – PALESTRA: A História Intelectual e suas fontes: aproximações e dissidências lusobrasileiras no século XIX – Marçal de Menezes Paredes (PUCRS)
● 17h – PALESTRA: Os inventários post-mortem e suas possibilidades de pesquisa em História – Jonas Moreira Vargas (UFPEL)
● 19h – PALESTRA: A Imprensa e a Literatura como fontes históricas – Rodrigo Santos de Oliveira (FURG)
23 de agosto (quinta-feira)-
● 14h 30min – PALESTRA: Harmonizar História e Música: contexto e contestação na Banda Plebe Rude (1981-1988) – Juarez José Rodrigues Fuão (FURG)
● 16h 30min – PALESTRA: História e fontes: que História….. que fontes…. – Jussemar Weiss Gonçalves (FURG)
● 18h 30min – PALESTRA: Da informalidade ao rigor respeitoso: a interpretação paleográfica na leitura de manuscritos – Anselmo Alves Neetzow (FURG)
24 de agosto (sexta-feira) 
● 14h – PALESTRA: Mary Shelley: Frankenstein, o mito e o monstro – Isabel Lousada (Universidade Nova de Lisboa) – por videoconferência –
● 15h 30 min – MESA-REDONDA: Imprensa literária: História e Literatura – Francisco das Neves Alves, Luiz Henrique Torres e Mauro Nicola Póvoas (FURG)
● 17h – PALESTRA: A questão das fontes na pesquisa qualitativa: o desafio das diferentes linguagens – Grupo de Pesquisa Ribombo – José Vicente de Freitas, Felipe Nóbrega Ferreira, Gabriel Silva e Rachel Aline Munhoz (FURG)
● 18h 30min – ENCERRAMENTO

Foto de capa: http://caferiogrande.blogspot.com 


Escrito por: Ribombo

Ribombo é o nome dado a um novo grupo de pesquisa e estudos criado em 2018 e resulta do envolvimento com investigações, atividades de ensino, extensão e de gestão em políticas públicas em educação ambiental ao longo das últimas duas décadas. Como perspectiva, busca estudar os fundamentos da EA, bem como a educação ambiental articulada ao tema das mudanças ambientais globais, fenômeno que traspassa a experiência civilizatória contemporânea, e a questão dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Utiliza o blog como uma das suas estratégias de comunicação e intercâmbio, buscando publicizar a produção acadêmica, disseminar informações e socializar fontes de pesquisa e a produção de material audiovisual.

Redes sociais


Textos de Apoio


O Ribombo organiza encontros quinzenais para discutir seus temas de pesquisa e elaborar novos projetos no campo da EA. Clique no botão para ir à página dos textos de apoio de cada reunião

Parceiros


logo furg
logo ppgea

Colunistas