VIII Encontro da Rede BRASPOR

Por Ribombo em 31 de julho de 2018

Entre os dias 19 e 22 de setembro, o Ribombo organiza o primeiro encontro da Rede Brasil-Portugal (BRASPOR) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), contando com a presença de pesquisadores dos dois lados do Atlântico para debater o seguinte tema: “Saindo da zona de conforto: a interdisciplinaridade na nas zonas costeiras”.
A Rede Braspor existe desde 2011, alternando a cada ano o país do seu encontro, e visa criar novas sinergias entre pesquisadores/ grupos de pesquisa dedicados ao estudo dos sistemas costeiros, imprimindo novas dinâmicas propiciadas por abordagens mais holísticas que contemplem conjuntamente o meio natural e o homem que o explora e modifica.
 
E o Ribombo integra essa rede internacional de pesquisa, que se vincula a diversas universidades brasileiras e portuguesas, e debate as zonas costeiras em suas diversas abordagens. Contando com geógrafos, biólogos, educadores ambientais, historiadores, jornalistas, sociólogos, enfim, um grupo multifacetado, o interesse é agregar a esse tema um acúmulo de conhecimento que seja capaz de dialogar não só com a comunidade científica, mas também os as populações que pertencem aos espaços costeiros.
 
Cabe ressaltar que o Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG) está apoiando o evento, assim como outras pós-graduações da mesma universidade. A intenção, com isso, é contribuir e consolidar essa rede pesquisa junto aos estudos envolvendo a planície costeira do Rio Grande do Sul.
 
As inscrições para apresentação de trabalhos ocorrem até o dia 31 de julho, e você pode verificar todas as informações sobre prazos e modelos de inscrição no site do evento!
 
Data: 19 a 22 de setembro de 2018
Local: FURG
Site: http://www.braspor2018.com.br/ 

Escrito por: Ribombo

Ribombo é o nome dado a um novo grupo de pesquisa e estudos criado em 2018 e resulta do envolvimento com investigações, atividades de ensino, extensão e de gestão em políticas públicas em educação ambiental ao longo das últimas duas décadas. Como perspectiva, busca estudar os fundamentos da EA, bem como a educação ambiental articulada ao tema das mudanças ambientais globais, fenômeno que traspassa a experiência civilizatória contemporânea, e a questão dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Utiliza o blog como uma das suas estratégias de comunicação e intercâmbio, buscando publicizar a produção acadêmica, disseminar informações e socializar fontes de pesquisa e a produção de material audiovisual.

Redes sociais


Textos de Apoio


O Ribombo organiza encontros quinzenais para discutir seus temas de pesquisa e elaborar novos projetos no campo da EA. Clique no botão para ir à página dos textos de apoio de cada reunião

Parceiros


logo furg
logo ppgea

Colunistas