O caso do Guia dos Banhistas, 1890 – Rio Grande/RS

Por Ribombo em 28 de maio de 2018

O Guia dos Banhistas – Informações sobre a praia de banhos da Villa Sequeira era entregue na chegada dos passageiros à estação férrea, e também possuía cópias nas dependências do único hotel desse balneário inventado no ano de 1890, na cidade de Rio Grand/RS. Dessa forma, o presente analisa tal documento buscando evidenciar as representações que são elaboradas, e acionadas, tanto nos modos de ler, como na criação de um repertório de sensibilidades que se forjaram a partir dessa intersecção, até então inédita no território brasileiro, entre natureza litorânea e cultura. Por fim, do processo de desmontagem desse material, será possível encontrar uma praia que está para além do texto, e prende-se mesmo ao universo das representações, que dotam de sentido a existência do Guia, e também fornecem vestígios para o que chamamos de sensibilidades ambientais, as quais se constituiriam a partir dessa liminaridade permanente entre mar e terra. 


Palavras-chave: Guia dos banhistas, praia, natureza e cultura, leitura 


Faça download do trabalho completo> Google Drive.


Escrito por: Ribombo

Ribombo é o nome dado a um novo grupo de pesquisa e estudos criado em 2018 e resulta do envolvimento com investigações, atividades de ensino, extensão e de gestão em políticas públicas em educação ambiental ao longo das últimas duas décadas. Como perspectiva, busca estudar os fundamentos da EA, bem como a educação ambiental articulada ao tema das mudanças ambientais globais, fenômeno que traspassa a experiência civilizatória contemporânea, e a questão dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Utiliza o blog como uma das suas estratégias de comunicação e intercâmbio, buscando publicizar a produção acadêmica, disseminar informações e socializar fontes de pesquisa e a produção de material audiovisual.

Redes sociais


Textos de Apoio


O Ribombo organiza encontros quinzenais para discutir seus temas de pesquisa e elaborar novos projetos no campo da EA. Clique no botão para ir à página dos textos de apoio de cada reunião

Parceiros


logo furg
logo ppgea

Colunistas