Sobre uma praia chamada Maravilhas (RS)

Por Ribombo em 28 de maio de 2018

Sobre uma praia chamada Maravilhas: os recortes e as memórias de Dona Delícia

Maravilhas é uma praia localizada na cidade de Santa Vitória do Palmar, e o presente artigo visa contribuir para a elaboração de uma primeira síntese narrativa sobre a criação e as experiências nesse espaço de mar e terra fundado na década de 1940. A busca pelo viés dos fundamentos do campo da Educação Ambiental se concentra, então, na apreensão desse ambiente costeiro a partir da relação natureza e cultura que se estabelece de forma dinâmica, e por isso histórica na constituição das Maravilhas. Tal investigação se faz a partir da reunião de fragmentos disponíveis em distintos suportes, e também levando em consideração o uso de uma narrativa oral que se vincula a criação desse espaço. Com isso irá surgir Maravilhas, essa estação balnear localizada ao sul do sul, interpretando sua invenção e manutenção no espaço costeiro à luz da Educação Ambiental e sua inserção crítica no âmbito da historicidade que esse local projeta no conjunto das práticas e experiências que os sujeitos estabeleceram nesse território de praia.

Palavras-chaves: Maravilhas. Educação Ambiental. Natureza e cultura
 
Faça download do trabalho completo> Google Drive.

Imagem de capa: Praia das Maravilhas, 1958/ Fonte: Projeto Maravilhas, uma memória afetiva – Rosane Almendares
 

Escrito por: Ribombo

Ribombo é o nome dado a um novo grupo de pesquisa e estudos criado em 2018 e resulta do envolvimento com investigações, atividades de ensino, extensão e de gestão em políticas públicas em educação ambiental ao longo das últimas duas décadas. Como perspectiva, busca estudar os fundamentos da EA, bem como a educação ambiental articulada ao tema das mudanças ambientais globais, fenômeno que traspassa a experiência civilizatória contemporânea, e a questão dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Utiliza o blog como uma das suas estratégias de comunicação e intercâmbio, buscando publicizar a produção acadêmica, disseminar informações e socializar fontes de pesquisa e a produção de material audiovisual.

Redes sociais


Textos de Apoio


O Ribombo organiza encontros quinzenais para discutir seus temas de pesquisa e elaborar novos projetos no campo da EA. Clique no botão para ir à página dos textos de apoio de cada reunião

Parceiros


logo furg
logo ppgea

Colunistas