Movimento Fora celulose em Rio Grande (RS)

Por Gabriel Ferreira em 28 de maio de 2018

O trabalho em questão pretende fazer uma reconstrução da história do movimento “Fora Celulose!”, ocorrido na cidade do Rio Grande no final dos anos 1980. A referida mobilização obteve êxito em conseguir impedir a instalação do complexo de celulose no município, em virtude da grande pressão popular motivada pelos participantes desta organização. Para isso, inicialmente elaborou-se um arcabouço teórico e metodológico para interagir com as fontes acessadas, em posterior reconstrução do contexto histórico no qual o objeto de pesquisa estava inserido. A seguir, debate-se a importância do Porto de Rio Grande para o desenrolar dos acontecimentos; e após tal empreitada dedica-se um capítulo para discorrer a respeito das principais argumentações utilizadas pelo grupo que defendia a possibilidade de instalação daquela planta industrial no município e, ao revés, do grupo contrário que o mesmo desembarcasse  em Rio Grande. Finalmente, realiza-se um embate entre tais argumentações e são apontados os motivos pelos quais os argumentos contrários à fábrica obtiveram sucesso. Busca-se também, no decorrer desta monografia, identificar eventos e atores determinantes para os desdobramentos da história. 
 
Palavras-chave: Rio Grande; Resistência; Celulose; História Ambiental.

Acesse ao texto completo> Google Drive.


Escrito por: Gabriel Ferreira

Graduado e Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre em Educação Ambiental -PPGEA, pela mesma universidade. Pesquisa sobre: História ambiental; movimento ambientalista; metodologia e teoria da história; mudanças climáticas; e metodologias de trabalho com fontes impressas.

Redes sociais


Textos de Apoio


O Ribombo organiza encontros quinzenais para discutir seus temas de pesquisa e elaborar novos projetos no campo da EA. Clique no botão para ir à página dos textos de apoio de cada reunião

Parceiros


logo furg
logo ppgea

Colunistas