Artigo: A participação social nas políticas públicas de Educação Ambiental no Brasil

Por Ribombo em 29 de maio de 2018

A participação social nas políticas públicas  de Educação Ambiental no Brasil: o caso da Conferência  Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente 

Ana Lúcia Ruiz Goulart
Bel em Direito, mestranda em Educação Ambiental (FURG)
E-mail: ana.lurgoulart@gmail.com
 
Trabalho publicado e apresentado no VIII EDEA
(2016)
 
Trata-se de pesquisa de mestrado em andamento. Considerando que a ampliação do espaço público no Brasil é tida como condição para a democratização do Estado, fator que exige o incentivo à criação de espaços de participação social, indaga qual a efetividade desta premissa, do ponto de vista do seu acolhimento e operacionalidade, por parte do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, mais especificamente no contexto das atribuições sob responsabilidade do Ministério da Educação a partir de um case, a estratégia da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). Estuda a questão à luz dos conceitos de Participação Social, Estado Democrático e Políticas Públicas em Educação Ambiental. Em termos metodológicos, o trabalho vem sendo desenvolvido como pesquisa qualitativa, concretizada pelo estudo de caso. Como o recorte epistemológico envolve o tema Participação Social, o modelo CLEAR foi tomado como recurso metodológico de articulação, pois é classicamente utilizado quando da análise da governança centrada no cidadão. Os resultados iniciais apontam a CNIJMA como uma ação efetiva que viabiliza a participação social diante dos contextos que se propõe e que, por decorrência, colabora no processo de democratização do Estado.
 
Palavras-chave: Educação Ambiental; Políticas Públicas; Participação Social; Conferência
Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.
 
Faça download do trabalho completo> Google Drive.

Escrito por: Ribombo

Ribombo é o nome dado a um novo grupo de pesquisa e estudos criado em 2018 e resulta do envolvimento com investigações, atividades de ensino, extensão e de gestão em políticas públicas em educação ambiental ao longo das últimas duas décadas. Como perspectiva, busca estudar os fundamentos da EA, bem como a educação ambiental articulada ao tema das mudanças ambientais globais, fenômeno que traspassa a experiência civilizatória contemporânea, e a questão dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Utiliza o blog como uma das suas estratégias de comunicação e intercâmbio, buscando publicizar a produção acadêmica, disseminar informações e socializar fontes de pesquisa e a produção de material audiovisual.

Redes sociais


Textos de Apoio


O Ribombo organiza encontros quinzenais para discutir seus temas de pesquisa e elaborar novos projetos no campo da EA. Clique no botão para ir à página dos textos de apoio de cada reunião

Parceiros


logo furg
logo ppgea

Colunistas